SERVIÇOS

CIRURGIAS

Cirurgia do Aparelho Digestivo

SAIBA MAIS

Especialidades

Exames

O sistema digestório abrange todo o processo de nutrição, absorção e excreção. São diversos órgãos que conjuntamente atuam no corpo humano. No entanto, inúmeros distúrbios deste delicado processo são descritos e muitos deles com necessidade de correção cirúrgica.

Considerando a fase de ingestão alimentar, podem ocorrer distúrbios da deglutição e da condução esofágica do alimento para a câmara gástrica (estômago). O próprio funcionamento ideal deste órgão pode estar afetado, e doenças como úlceras gástricas com possibilidade de perfuração ou sangramento podem requisitar uma abordagem cirúrgica. Os órgãos secretores de enzimas como fígado e pâncreas também desenvolvem doenças potencialmente graves e muitas vezes de correção cirúrgica, como distúrbio das vias biliares (secreção de bile), etc. Na parte absortiva e excretória, os 5 – 6 metros de intestino delgado e grosso estão sujeitos a torções, aderências, perfurações, vícios de rotação, sangramentos e outros fatores que prejudiquem sua função adequada. E também devemos citar as doenças que acometem a caixa receptora de todos estes órgãos, que é a cavidade e parede abdominal, com diversos tipos de fraquezas e hérnias, muitas vezes sendo necessário correção cirúrgica. Dentre as principais doenças da cirurgia do aparelho digestivo, citamos algumas à seguir:

Hérnias da parede abdominal
A hérnia da parede abdominal ocorre quando parte de um órgão (normalmente, alças do intestino delgado) se desloca, através de um orifício (chamado de anel herniário), e invade um espaço indevido (saco herniário).

Esse deslocamento somente é possível devido ao enfraquecimento do tecido protetor dos órgãos internos do abdômen, que pode ocorrer em consequência de um problema congênito ou pode estar associado a esforços em demasia (exercícios físicos, gestação ou obesidade, por exemplo) que deixam a parede abdominal fragilizada.

As principais hérnias podem ser divididas em:

• Inguinal
• Umbilical
• Epigástrica
• Incisional
• Femoral
• Lombar
• Entre outras

Colecistectomia
(Remoção da vesicular biliar por cálculos, pólipos ou outras disfunções)
A vesícula biliar é um órgão pequeno, em forma de pera, situado embaixo do fígado, na parte superior direita do abdome. Sua principal finalidade é armazenar a bile, utilizada pelo organismo para ajudar na digestão de gorduras.

Cirurgia de refluxo (Cardioplastia Hiatal)
A cirurgia de refluxo está indicada na falha do tratamento medicamentoso e quando aparecem as complicações da doença. A endoscopia é muito importante para essa avaliação, pois permite ao médico olhar o esôfago e o estômago por dentro e fazer biópsias. Outros exames como a pHmetria e manometria podem ser necessários para avaliar a quantidade do refluxo e a capacidade de funcionamento da válvula (esfíncter) do esôfago.

A doença do refluxo gastroesofagiano refratária aos medicamentos tende a evoluir para esofagite podendo provocar alterações do revestimento interno do esôfago, como ulcerações, metaplasia e displasias (Doença de Barrett), que em alguns casos pode evoluir para câncer. A cirurgia tem como objetivo controlar os sintomas, acabar com a agressão ao esôfago e interromper a evolução da doença.

Apendicectomia (Remoção do Apêndice cecal)
Cirurgia praticada em caráter de urgência na grande maioria das vezes, a remoção com brevidade e segurança do apêndice inflamado evita riscos de infecção abdominal e sua disseminação para outros órgãos e sistemas.

Em dúvida? Escreva e entraremos em contato

Enviando...

Houve um erro. Verifique os campos.

Mensagem Enviada

clínica gastro vila mariana

Horário de Atendimento:

Segunda a Sexta das 07:00 às 20:00h
Sábado das 07:00h às 12:00h

Responsável Técnico:

Dr. Elesiário Marques Caetano Jr.
CRM-SP 56.693

Proibida a reprodução total ou parcial sem prévia autorização.

Este site é orientado ao publico leigo, seu conteúdo é de caráter meramente informativo e pode não ser adequado a todos usuários. O objetivo deste site é proporcionar informações de saúde baseadas nos princípios que norteiam o Código de Ética Médica e de acordo com as diretrizes do CODAME (Comitê de Divulgação de Assuntos Médicos do CREMESP). Consulte sempre o seu médico antes de tomar qualquer decisão a respeito de sua saúde.

Icom Comunicação - design by Fernando José Avelar

Whatsapp gastro guarulhos WhatsApp 11 95001-1087

Google+ Clínica Gastros Canal Youtube Clínica Gastros Facebook Clínica Gastros

Call Center 11 2229-9090

Unidade Guarulhos

R. José Maurício, 241, cj. 72

Centro - Guarulhos/SP

11 2468-8970

Unidade São Paulo

R. Borges Lagoa, 1070 - Cj. 11

Vila Mariana - São Paulos/SP

11 5082-1452

Icom Comunicação - design by Fernando José Avelar Canal Youtube Clínica Gastros Google+ Clínica Gastros Facebook Clínica Gastros
clínica gastro em guarulhos Facebook Gastros

clínica gastro em guarulhos

clínica gastro em guarulhos

Facebook Gastros
clínica gastro vila mariana

Whatsapp gastro guarulhos